quarta-feira, 4 de abril de 2018

Costa Rica - dicas e tal... Parte I

A viagem....

3 voos, 23 horas para lá, 3 voos, 2 dias para cá. Chegar à Costa Rica não é fácil. Especialmente quando temos voos com escalas nos Estados Unidos. Tratámos do ESTA (visto de entrada nos EUA) e durante os meses que antecederam a viagem, tive o marido a avisar constantemente para a complicação que podia ser a emigração. Mesmo que fosse só de passagem.
Fizemos Lisboa - Barcelona e aqui começou logo o controlo americano, feito pelos funcionários da United - " vai sozinha?, o que vai fazer?, alguém mexeu na sua mala?". No voo, não tínhamos lugares juntos e tivemos de pedir a um senhor para trocar. Não se fez rogado porque ficou ao lado de uma jeitosa. A viagem foi boa, a comida uma merda excepto os gelados de sobremesa, pessoal de cabine velhos mas prestáveis. O avião é assim mais ou menos. A Emirates dá-lhes 10 a zero.
Umas 7 horas depois chegamos a Newark. A escala era muito curta e teríamos de passar pela emigração, recolher a mala e voltar a devolvê-la para seguir viagem e comer.

Na emigração marido mete impressões digitais, tira foto e tudo bem! Chega a minha vez, faz tudo e dizem-me que há um problema e que tenho de ir com ele. Ora, claro que tinha de ser a mim! Vamos com ele para uma sala com uma data de polícias com caras de poucos amigos. Ficamos à espera. Entretanto chamam-me: o que é que está aqui a fazer? para onde vai? fazer o quê? quanto tempo? Na Costa Rica para onde vai?
 Mas afinal o que se passa? - pergunta o marido.
 Apenas um problema com o numero do passaporte que não corresponde com o visto, porque no check-in em Lisboa, esqueceram-se de por uma letra! Lá me deixam sair....

Comemos e seguimos para o embarque. Ainda consegui ver a Estátua da Liberdade ao longe.
Neste voo viemos quase sempre a dormir, e consegui perder a aliança durante a viagem. Pelo menos eram só 9 kilates!

Finalmente em S. José! Passamos facilmente pela emigração, dão-nos um visto por 60 dias e vamos comprar cartões de telemóvel, por causa da internet. Quando viajarem para fora da Europa, comprem sempre um cartão para terem dados.  Se ligarem o roaming podem ir à falência quando chegarem.

Veio ter connosco a guia que nos ia dar o programa da viagem e levar ao hotel. Amanhã vão buscar-vos às 6h. Pergunta o marido - da tarde? Não, da manhã! Tranquilo!

S. José - Tortuguero

Eram 6 horas em ponto e estavam a recolher-nos no hotel. Conseguimos tirar uma fruta do pequeno almoço para o caminho, mas mais nada. Depois temos uma paragem para o pequeno-almoço.  Viagem de autocarro durante umas duas horas até à paragem no restaurante para tomarmos o pequeno-almoço, depois mais uma hora até chegarmos ao cais, onde apanhávamos o barco até ao hotel.
O Parque Nacional de Tortuguero é uma zona protegida de centenas de hectares entalado entre o rio e a selva, sendo apenas acessível de barco. A viagem de barco demora 1 hora e meia. Pessoas num barco, malas noutro. No meeeeiiiiiooo da selva. À chegada ao hotel tivemos um cocktail, a distribuição dos quartos, a indicação das horas para a visita guiada pelos canais do parque, e restantes horários. Situação repetida até à exaustão! Não se podem atrasar, olhem as horas, dando aso a muita gozação entre os turistas.
O hotel era literalmente dentro da selva. Simples mas bonito e bem cuidado. A comida era boa. O quarto grande e confortável. A cama era imprópria para sexo. Os mosquitos e melgas eram uma constante e fomos uma excelente refeição, especialmente porque me esqueci do repelente no hotel em S. José.
A visita guiada pelos canais é espectacular porque conseguimos ver toda a espécie de animais. Macacos, pássaros de toda a espécie, tartarugas, iguanas em cima de árvores, e a verdade é que os vemos porque temos o guia para os encontrar.
Nessa madrugada choveu a potes mas à hora do pequeno almoço já tinha parado e pudemos fazer a visita guiada pelos trilhos na selva. A Costa Rica tem 5% da biodiversidade de todo o mundo e pode parecer pouco, mas é muiiiittttttooooooooo! Há animais em todo o lado, só é preciso aprender a encontrá-los. E ter sorte. Nesta visita vimos macacos, preguiças, aranhas, iguanas, completamente camuflados na natureza. Felizmente não vi cobras. Porque tenho um pânico incontrolável por esse bicho. Apesar do homem dizer que queria fotografar  uma.

À tarde fomos visitar a aldeia que ficava do outro lado do rio, cercada pelo mar do Caribe. Claro que não podia perder a oportunidade de mergulhar. Água quente apesar do mar ser bastante agitado. Aquela zona é de desova de tartarugas mas não era a época. Fica para a próxima.

No dia seguinte acordámos com um barulho ensurdecedor. Era de um animal mas não conseguíamos decifrar qual. Era assustador, especialmente porque o homem queria voltar a fazer o trilho da selva, agora sozinhos antes de irmos embora. De vez em quando lá surgia o barulho e nós com cagufa. Perguntámos o que era, e eram macacos roncadores, uma espécie que tem a maior capacidade vocal, que estavam em disputa territorial.

Lá fomos fazer o trilho, eu borradinha de medo com a hipótese de encontrar cobras, mas a verdade é que não vimos nada. Até ao momento, em que estávamos para ir embora e eu vejo um turista sentado no chão a fotografar qualquer coisa. Vou espreitar e começo a gritar para o homem, que é uma cobra e que finalmente ele podia ir fotografar. Um nojo, verdinha, toda enroscada na árvore, completamente camuflada. Não era venenosa mas uma mordida podia infectar e trazer problemas.

Tortuguero - Puerto Viejo

Uma hora e meia de barco, mais umas horas até ao restaurante para almoçar e daí seguíamos com novo transfer para a zona do Caribe sur. Viagem de mais de 4 horas, completamente alucinantes pela condução do motorista. A Costa Rica tem um trânsito infernal. A maior parte das estradas são más e têm uma concentração de camiões como nunca vi. Especialmente naquela estrada que liga a um dos portos mais importantes do país. Para se fazer 200 km demora-se 4 a 5 horas tranquilamente.
















Sem comentários:

Enviar um comentário

Bruxas??!

 Dia de todos os Santos e o meu gato desaparece misteriosamente??!! {Primeiro uma tartaruga, agora um gato??} Não há bruxas o car****